segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Vilões Capilares

Olá Bellas!

Muito se fala de algumas substâncias que são prejudiciais ao cabelo. especialmente aos cacheados,Essas substâncias são facilmente encontradas em produtos capilares.

Vilões Capilares {Derivados de petróleo , Sulfatos,Silicones}

Para ficar mais fácil, vou falar sobre cada um deles separadamente

Derivados de petróleo:  Os derivados de petróleos também conhecidos como Petrolatos formam uma barreira em volta dos fios que acumula e impede que os fios absorvam os nutrientes, inclusive água. Também impedem a respiração do couro cabeludo, podendo provocar caspa em alguns casos.
A função deles é deixar o cabelo macio, evitar que embarace e proteção. Os petrolatos são insolúveis em água, por isso, nunca serão removidos 100% do cabelo.
Para piorar só mais pouco, ele tem efeito acumulativo! Quanto mais/mais tempo você usa, ele vai deixando o cabelo ressecado e o impede de absorver outros produtos, fazendo com que fique muito mais difícil recuperar o cabelo.

{Entre estes derivados estão:Óleo mineral,Parafina líquida ,

 Vaselina,Petrolátum}



 Sulfatos :Lauril Sulfato de Sódio (Sodium Lauryl Sulfate) ou também conhecido como LSS ou SLS.

É uma combinação de ácido sulfúrico, éster monododecil e sal de sódio. Essa misturinha é um detergente muito forte, por isso, pode causar danos ao longo do tempo de uso. Basicamente, a função dele é criar espuma.

Os sulfatos e sulfactantes são responsáveis por espumar o seu shampoo e espuma não é sinônimo de limpeza, como muitas pessoas pensam. A maioria dos shampoos usam estes componentes em sua composição e ao mesmo tempo em que “limpam” os fios, eles removem a oleosidade e umidade natural dos fios, deixando o cabelo cacheado, que já é naturalmente mais seco, ressecado, causando frizz, entre outros danos.


Silicones : São substâncias que maqueiam o cabelo, dando um falso brilho e aspecto de hidratado, porém assim como os petrolatos eles acumulam nos fios, e formam uma capa que impede o cabelo de receber os nutrientes.O silicone em sua estrutura mais básica é formado por silício e oxigênio. Ligados a outros componentes esses polímeros formam cadeias químicas inertes, inodoras, insípidas e incolores que podem resistir a altas temperaturas e a ação de agentes oxidantes.
São muito usados nos produtos de cabelo por fornecerem brilho, diminuição do frizz e facilidade para desembaraçar o cabelo. A função mais conhecida do silicone é a proteção térmica, justamente por formar uma “capa” em volta do fio, protegendo-o do calor.

Na embalagem, podem ser encontrados pelos seguintes nomes: dimeticone, amodimeticones e ciclometicones.

{Silicone x Óleo Mineral}
Os dois são ruins, a principal diferença entre eles é que o silicone forma uma película fina e o toque mais suave. Enquanto o óleo mineral deixa o toque mais grudento.

Mas então, por que eles estão presentes em tantos produtos?
Por um único motivo: Baixo Custo. Esses componentes são muito baratos, além de dar aquele “resultado imediato” logo após da primeira aplicação, o que faz com que as pessoas pensem que o produto é maravilhoso quando na verdade, é pura enganação.

Antes de tudo você terá que se habituar a ler rótulos, isso será fundamental pra escolher os produtos certos para tratar o cabelo da sua cacheadinha, e o seu.
{Aviso: é importante sempre verificar os componentes do shampoo antes de comprar, pois as empresas podem mudar a composição sem aviso}

 Então, o que acharam desses vilões? Se tiverem alguma duvida, pode posta no cometário.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário